domingo, 22 de abril de 2007

características da crónica

  • CRÓNICA

    A crónica é um texto de carácter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do quotidiano, um acontecimento banal, sem significado relevante.

    É um texto subjectivo, pois apresenta a perspectiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polémico, podendo ser irónico ou humorístico.

    É um texto breve e surge sempre assinado numa página fixa do jornal.


    CARACTERÍSTICAS DA CRÓNICA

    O discurso

    Texto curto e inteligível (de imediata percepção);
    Apresenta marcas de subjectividade – discurso na 1ª e 3ª pessoa;
    Pode comportar diversos modos de expressão, isoladamente ou em simultâneo:
    - narração;
    - descrição;
    - contemplação / efusão lírica;
    - comentários;
    - reflexão.

    Linguagem com duplos sentidos / jogos de palavras / conotações;
    Utiliza a ironia;
    Registo de língua corrente ou cuidado;
    Discurso que vai do oralizante ao literário;
    Predominância da função emotiva da linguagem sobre a informativa;
    Vocabulário variado e expressivo de acordo com a intenção do autor;
    Pontuação expressiva;
    Emprego de recursos estilísticos.

    A temática

    Aborda aspectos da vida social e quotidiana;
    Transmite os contrastes do mundo em que vivemos;
    Apresenta episódios reais ou fictícios.

    (A crónica pode ser política, desportiva, literária, humorística, económica, mundana, etc.)

90 comentários:

Cláudio disse...

GOSTEI DO TEXTO, ESTAVA PRECISANDO SABER DE ALGUNS DADOS. E ESSES FORAM MUITO UTÉIS

OBRIGADO

Unknown disse...

Muito bom! Eu estava precisando dessas informações para uma pesquisa. Obrigado!

Unknown disse...

muito bom valeu pela ajundar

kakah #) disse...

Tirei nota máxima em uma prova de literatura estudando na base do seu texto, muito bom! Obrigado!

Jovem Atenado disse...

gostei muito ajudou-me na pesquisa sobre tal genero vlw !!! :-)

Jovem Atenado disse...

gostei muito ajudou-me na pesquisa sobre tal genero vlw !!! :-)

Wesley disse...

Thanks for your help!!!!!
I got the best grade in my work!!!!
Thanks againg!!!

Translation:

Obrigado por sua ajuda!!!!!
Eu ganhei a melhor nota no meu trabalho!!!!
Obrigado de novo!!!

Armando disse...

realmente é fantástico, muito bom; obrigado pelo texto.

Unknown disse...

nossa se num fose esse texto eu nem saberia o que eu poderia fazê

OBRIGADUH

blogdeteste disse...

Realmento o título do blog está no seu conteúdo. Obrigado pelo auxílio!!!

Unknown disse...

gostei bastante, achei o que eu queria para uma pesquiza de cronica muito bom

socorro bezerra disse...

Gostei, muito bacana,está muito claro as explicações. grata

ruan disse...

muito legal mesmo sabe a minha professora vai gosta de ver esse texto

randerson junior disse...

noossaa, muito bom, m ajudou de mais para resolver meus exercicios de lingua portuguesa...otimooo...e lingua portuguesa...otimooo...

Nadiaa disse...

nossa esse blog sobre as cronicas me ajudou semana que vem jávou fazer prova e tenho qe estudar...

Carol Prodanov disse...

Nossa valeu mesmo...Amanhã vou fazer uma prova de Produção de texto e estava precisando de um resuminho do gênero crônica. Valeu!!!!

Carol Prodanov disse...

Amanhã vou fazer uma prova de produção textual e estava precisando de um resumo do gênero crônica. Muito bom... Valeu!!!!

Tallyta Eevellyn disse...

Gente Isso ai , Affs Está Ótimo Mesmo legal legal

Tallyta Eevellyn disse...

Otimo Otimo Otimo Isso ta muito legal mesmo viu

Tallyta Eevellyn disse...

Gente Isso ai , Affs Está Ótimo Mesmo legal legal

Tallyta Eevellyn disse...

Gente Isso ai , Affs Está Ótimo Mesmo legal legal

Julia Teixeira disse...

Maravilhosa essa postagem, precisa fazer um trabalho sobre isso, me ajudou mto mto mto ... Obg !
aah, visita meu blog jujuzinha-moda.blogspot.com.br *-*

Boa Ventura PB Fotos disse...

Muito Obrigado.

Boa Ventura PB Fotos disse...

Muito Obrigado.

Vinicius Patrick disse...

MMMMMMMMMMMMeu muito obg por isso salvo minha vida e da reculperaçao muito obg mesmo vlwwwwwwwwwwww.

Unknown disse...

muito ruim orrivel esse site e muito ruim

Unknown disse...

muito ruim orrivel esse site e muito ruim

Unknown disse...

uma merda

Unknown disse...

gostei muito deste artigo.me ajudou batante!! muito obrigtado.

Unknown disse...

gostei muito deste artigo.me ajudou batante!! muito obrigtado.

Unknown disse...

Muito util e informativo. Agora sei fazer uma cronica.

Unknown disse...

Vtnc!!

Paiva o sabio pensador disse...

foi bom!

Unknown disse...

gostei muito me ajudou nas perguntas da prova

Unknown disse...

Deem uma olhada no meu blog, estou tentando expandir... Espero q gostem: http://txtssimples.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Uma observação, no começo do parágrafo está escrito "quotidiano", não seria "cotidiano"?

Unknown disse...

Isto não nada have..... É igual à CATORZE ; QUATORZE.... (y)

Unknown disse...

muito obrigado as características me ajudarem bastante muito obrigado!!!!!!!

Fernanda Santos disse...

Legal ... precisava conhecer um pouco para realizar um trabalho e esse texto ajudou muito ...

Alexia Rodrigues Guimarães disse...

Very good text!!
it really helped me in my composition.
Thankss, my dear!

Unknown disse...

Gostei bastante e muito importante msm

Unknown disse...

Gostei bastante e muito importante msm

Unknown disse...

hmmm gostei bastante e muito importante msm
fooodaasse vao po caralho está aqui uma bela merda o que vale é que existem algumas putas que são portuguesas mas falam em ingles muito bom muito bom mesmo a foto diz tudo puta do caralho essa alexia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ótimo :-) !!

Unknown disse...

muito bom,gostei bastante

Unknown disse...

muito obrigata eu esbero que eu si sai bem mo meu trabalho beijo vitoria

Lady Belmont disse...

obrigada,estava precisando escrever uma cronica,e estava com medo de errar na linguagem...

Unknown disse...

gostei precisava fazer uma cronica para a escola e esse texto me ajudou

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muitissimo obrigado.
Conteudo preciso e importantissimo.
Já tenho, a partir dessa informação, um paqso para a realizacao do meo trabalho

Unknown disse...

Obrigado. Gostei da forma como os elementos da cronica foram citados.

Unknown disse...

Valeu foi mt útil, estava precisando para um trabalho de redação!
SHOW PRBNS😊😊😊

Miguel Angelo disse...

Deveras as ilacoes tiradas sao muito significativas, pois ajuda nos a ter uma percepcao mais vasto do tema

Miguel Angelo disse...

Deveras as ilacoes tiradas sao muito significativas, pois ajuda nos a ter uma percepcao mais vasto do tema

Unknown disse...

Ótimo texto concerteza vai me ajudar em meu trabalho de português 💎💎💎😀😁😁😀😁💎💎💎

Unknown disse...

Muito bom,estava precisando dessas informações para uma pesquisa. Ajudou muito

jean disse...

legal, muito bom foi útil





Unknown disse...

Crônica .-.

Unknown disse...

muito bom, tava precisando para um trabalho, ótimo!!!

Unknown disse...

muito bom, tava precisando para um trabalho, ótimo!!!

Unknown disse...

Ruim e tua main aqla insana

Unknown disse...

urfa aprendir muinto com isso graças a isso nao perdi no teste surpresa kkkk sou 9-
ano

Unknown disse...

Muito Bom parabens

Unknown disse...

Muito Bom parabens

Unknown disse...

kk eae men,ata po beleza e isso aí mesmo gostei bastante dessa parada aí

Unknown disse...

kk eae men,ata po beleza e isso aí mesmo gostei bastante dessa parada aí

🐲 disse...

O próximo post poderia ser sobre ortografia,muitos comentários horríveis. Sobre o post, muito bom poderia ter uma linguagem mais simples.

Unknown disse...

Obgd valeu

Clara Frota disse...

Muito obrigada MESMO!
Me ajudou muito... Foi muito útil!
Mais uma vez obrigada.

Ana Carolina disse...

Obrigada, estava precisando de uma explicação clara e definitiva!

Unknown disse...

Gostei muito desse texte foi bom para o meu trabalho de escola 😀😁😀


Unknown disse...

Gostei desse texto foi muito útiul para o meu trabalho escolar

Unknown disse...

Esse texto me ajudou bastante à fazer o meu trabalho de português do colégio. Muito obrigado.

Unknown disse...

Obrigada!
Amanhã tenho um teste e suas informações me ajudaram muito...
Obrigada de novo!

Unknown disse...

Muito obrigadinho pelas informações foram muito úteis!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

me ajudou de mas


Obrigado

Unknown disse...

Muito obg pela ajuda blz mim ajudou pastanti agradecido

Unknown disse...

Oi isso me ajudou muito gente passem lá no meu canal sou novo no YouTube quero crescer onestamente

Unknown disse...

Gente passem lá no meu canal sou novo no YouTube quero crescer onestamente nome do calão Luca Craft a foto é o steve do minecraft sentado

Unknown disse...

Gostei muito do texto

Unknown disse...

Amei

Anna Clara disse...

Obrigada a ajudou muito

Unknown disse...

Bom de mais da conta,legal muito bom para estudantes,espero que continue assim este site,sempre ajudando!!🤗😊

Unknown disse...

Muito obrigado vai me ajudar muito

neto disse...

kkkkkkkkkkkkkkk iai men blz???? Isso me ajudo muito ae man vlw ae Kkkkkkkkkkk te acompanho man vlw bem legal demais velho.

Unknown disse...

Me ajudou muiyo obrigado

Ivânia Fernandes disse...

Ótimo conteúdo. Foi de grande utilidade.